domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bem-vind@, calour@!

Parabéns! Passar pela peneira ultra-concorrida do vestibular realmente não é uma tarefa fácil. Mas fique sabendo: os maiores desafios surgem mesmo é agora, que você entrou na universidade. Enfrentá-los não chega a ser um bicho de sete cabeças, mas tampouco existe uma fórmula fixa, infalível, sobre como ter um bom desempenho e alcançar os objetivos estabelecidos.

Certamente, adotar uma postura pró-ativa é essencial para quem está a fim de aproveitar da vida universitária tudo de bom que ela pode oferecer. Ficar no trajeto casa-sala de aula-casa pode até ser confortável; no entanto, limita – e muito! – as inúmeras possibilidades existentes. Via de regra, o estudante que tem uma trajetória acadêmica intensa, participativa, torna-se um profissional mais vivido e preparado. E, afinal de contas, mais do que para ampliar as perspectivas no mundo do trabalho, estamos aqui para aperfeiçoar nosso espírito crítico e, assim, adquirir maior capacidade de intervenção positiva na sociedade em que estamos inseridos (por sinal, cheia de problemas e contradições!).

Nesse ano de 2010, essa participação é ainda mais importante, pois nos dias 20, 21 e 22 de maio, realizaremos o III Congresso de Estudantes da UESC, no qual, em conjunto, atualizaremos a pauta e construiremos novas propostas no intuito de preparar os estudantes para os desafios vindouros. Tudo isso após mais de 10 anos da realização do II Congresso. Além do mais, o Brasil vive um processo de franca expansão e democratização da Educação pública, tanto Superior quanto Básica e Técnico/Profissionalizante. Mas esse é um projeto ainda não totalmente consolidado, portanto temos que nos envolver nessa disputa, defendendo a manutenção, ampliação e qualificação do mesmo.

Por isso, o Diretório Central dos Estudantes Livre Carlos Marighella (DCE-UESC), desde já lhe convida a fazer parte do MOVIMENTO ESTUDANTIL, seja através do Centro ou Diretório Acadêmico do seu curso (CA ou DA), do próprio DCE, ou ainda, das atividades da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), em âmbito estadual e nacional, respectivamente. Com certeza, sua contribuição individual fortalecerá ainda mais esse imenso coletivo, na luta diária em defesa de uma Educação pública, gratuita, democrática, inclusiva, qualificada; ou seja, uma Educação capaz de promover as transformações de que a sociedade precisa!

VENHA COM A GENTE!