terça-feira, 31 de maio de 2011

DCE UESC REALIZA BLITZ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA

Na última segunda feira, 30 de maio, o presidente e o vice da entidade, Thiago Fernandes e Bruno Braitt, fizeram uma blitz na Assembléia Legislativa. Os estudantes dialogaram com diversos deputados de partidos diferentes apresentando ponto de pauta único, o compromisso dos parlamentares com a Assistência Estudantil. Todos os parlamentares estaduais com base na região de Itabuna e Ilhéus que foram procurados sinalizaram positivamente a articulação de atendimento ao pleito apresentado, prometendo procurar pelas instâncias federais e estaduais a viabilização de emendas.

“O DCE no atual momento está buscando várias formas para resolver o problema da falta de Assistência Estudantil na UESC. Estamos em greve, mas não estamos parados. Nesta quarta-feira haverá Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Itabuna, já fizemos uma primeira negociação com o governo do Estado e também estamos buscando dialogar com os parlamentares Estaduais e Federais, sem escolher se é da situação ou da oposição, o que queremos é a melhoria das condições dos estudantes da UESC!”. Afirma Thiago Fernandes, presidente do DCE-UESC.

Os deputados que receberam os representantes do DCE durante a blitz foram: Kelly Magalhães (PCdoB), Augusto Castro(PSDB), Coronel Gilberto Santana (PTN), Ângela Souza (PSC), Jean Fabrício (PCdoB), Rosemberg Pinto(PT), Álvaro Gomes (PCdoB) e os deputados federais Alice Portugal(PCdoB), Daniel Almeida(PCdoB) e Roberto Brito(PP).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Na próxima quarta-feira, 1º de junho, será discutida no plenário da Camâra Municipal de Itabuna a Assistência Estudantil na UESC. A audiência pública acontecerá a partir das 15h. O DCE UESC apresenta convite a toda a comunidade acadêmica e sociedade da região a comparecerem e contribuirem a cerca de tema de grande relevância para os estudantes da UESC. Segue abaixo o convite.











CONVITE






O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz - DCE Livre Carlos Marighella, convoca toda a comunidade acadêmica e sociedade regional para uma Audiência Pública, no plenário da Camâra Municipal de Itabuna, para debater a Assistência Estudantil na UESC. A audiência será realizada no dia 1º de junho de 2011, as 15h. Foram convidadas a participarem a participarem da discussão e comporem a mesa as Secretarias de Educação e da Fazenda do Estado da Bahia, a Deputada Estadual Kelly Magalhães (presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa), a Reitoria da UESC, a União Nacional dos Estudantes, a União dos Estudantes da Bahia e a Assessoria de Assitência Estudantil da UESC - ASSEST.


Atenciosamente,







Thiago Fernandes


Presidente DCE UESC






26 de maio de 2011

SEDE DO DCE SOFRE ATO DE VANDALISMO

No dia 23 de maio, segunda-feira, o presidente do DCE, Thiago Fernandes, encontrou a porta da sede da entidade arrombada. A fechadura da porta do DCE (fotos abaixo) estava totalmente danificada. A medida adotada pelo DCE, mediante ao ato de vandalismo ocorrido, foi encaminhar um comunicado a Reitoria da UESC exigindo a apuração dos fatos e, também, o registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Ilhéus. A Polícia Civil, responsável por investigar o ocorrido, realizou perícia no local durante a terça-feira. O DCE UESC condena a prática de ações que destruam o patrimônio público e dos estudantes, já que a entidade possui um histórico de luta em defesa dos estudantes e comunidade regional, como também de uma educação pública de qualidade e gratuita para todos. Prova disso, foi a forte atuação desta entidade em meados dos anos 80 e 90 pela estadualização da FESPI, cotas sociais no ano de 2006 e, recentemente, a gratuidade da colação de grau para todos os estudantes da UESC. Os órgãos legais e institucionais estão apurando o crime e, em breve, devem emitir um posicionamento oficial a respeito disto.





FOTOS: ANDREI SANSIL

domingo, 22 de maio de 2011

DCE UESC PARTICIPA DA MANIFESTAÇÃO ARRAIÁ DAS UEBA EM SALVADOR

No último dia 20 de maio, integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre Carlos Marighella - UESC) participaram do ato Arraiá das UEBA, juntamente com estudantes, professores e servidores das quatro universidades estaduais da Bahia. As reivindicações da manifestação eram por melhores condições de trabalho, melhores salários, revogação da Lei 7.176/97 e o fim do Decreto 12.583 e portaria 001.

Os estudantes da UESC, que se encontram em greve, exigiam também a abertura da mesa de negociação por parte do governo estadual para tratar da Assistência Estudantil, motivo pela qual foi deflagrada a greve estudantil. O Presidente do DCE Thiago Fernandes afirma “que é necessário que o governo compreenda também a situação dos estudantes que esperam desde o primeiro mandato do governador Jaques Wagner uma política efetiva de permanência da classe, principalmente para estudantes cotistas e de baixa renda. Além disso, é necessário se pensar num programa de reestruturação das Universidades Estaduais Baianas, proposta essa que este governo ainda não sinalizou com nenhum avanço, embora a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) tenham apresentado em junho de 2010 ao Governador o PROES – Programa de Reestruturação das Universidades Estaduais. Este programa reúne uma série de medidas governamentais a serem implementadas em conjunto com o corpo discente, docente e de funcionários da rede, objetivando garantir, em no máximo dez anos, que a Bahia tivesse as maiores referências nacionais em Universidades Estaduais.”

A manifestação começou às 15 horas em frente ao Iguatemi e de lá seguiu com cerca de 500 manifestantes, vindos de várias partes do estado, pela Avenida Tancredo Neves até o prédio do Jornal A TARDE, onde denunciaram ao jornal e, consequentemente, a sociedade baiana o descaso com que o governo vem tratando a comunidade acadêmica.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Manifestação musical e corte de barbas marcam Ato Público em Ilhéus



FONTE: ADUSC

Denunciando o descaso que o governo de Jaques Wagner vem dedicando às Universidades Estaduais da Bahia, a Comunidade Universitária, representada pelo Movimento dos Docentes, Servidores Técnicos e Estudantes, realizou nesta sexta-feira (13/05) um Ato público em frente a prefeitura de Ilhéus. O evento contou com uma manifestação musical com a participação do coral de professores, apresentando músicas que serviram de respostas e protestos para o tratamento dado pelo governador da Bahia à comunidade acadêmica. Alguns trechos de músicas como: “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”, e paródias: “Ô Seu Jaques, Seu Jaques eu quero estudar, tira o decreto, tira o decreto pra UESC funcionar”, demonstraram a indignação dos manifestantes. Paralelo a isso, acontecia um corte de barbas coletivo, ironizando a venda da barba de Jaques Wagner para uma empresa do ramo de lâminas.

Muitos são os motivos que os Técnicos, Docentes e Estudantes têm para protestar, por exemplo, o arrocho salarial pago aos docentes e técnicos, que os colocam entre os piores salários do Nordeste, o estrangulamento orçamentário, a falta de ampliação do quadro de servidores, a implantação de uma política de permanência estudantil e o respeito à autonomia universitária.

Após a manifestação em frente a prefeitura, a comunidade universitária, com faixas, apitos e distribuindo panfletos, fizeram uma passeata no calçadão de Ilhéus até a Praça Cairú. O Ato serviu para demonstrar a disposição do movimento grevista de lutar em defesa de uma universidade de qualidade.

PLEBISCITO APROVA GREVE ESTUDANTIL E ASSEMBLÉIA REFERENDA RESULTADO

O Plebiscito Estudantil realizado pelo DCE UESC teve como resultado final a aprovação da greve estudantil com cerca de 60% dos votos. O Plebiscito aconteceu entre os dias 4, 5 , 6, 9 e 10 de maio, nas cidades de Itabuna e Ilhéus e no Campus da UESC. O total de votos computados foi de 135, sendo 75 a favor da greve estudantil e 60 contra a greve estudantil. Em Assembléia Estudantil, realizada no mesmo dia de encerramento do plebiscito, terça-feira 10, a plenária referendou o resultado do Plebiscito, decretando de forma oficial a GREVE dos Estudantes da UESC. A pauta a ser colocada em negociação com o Governo do Estado atenta para as condições de permanência estudantil na universidade, tais como: residência universitária, creche, posto de saúde, restaurante universitário com preço subsidiado e outros. Além disso, a greve exige a revogação do Decreto 12.583 e da Lei 7176/97.
Na Assembléia Estudantil foi criado o Comando de Greve, tendo sido escolhido os estudantes Júlia Guedes (Comunicação), Sebastião Melo (Química), Lívia Correia (Biologia) e Ygor Schimidel (Comunicação Social) para comporem o mesmo. O Comando de Greve Estudantil será integrado ao da Adusc, formando assim um Comando de Greve Unificado.
A plenária presente aprovou ainda a data da próxima Assembléia Estudantil, dia 19 de maio as 18:00h no CEU da UESC. Neste mesmo dia, ocorrerá a Assembléia dos Docentes a partir das 14h.

Calendário de atividades

18 de maio as 14h - AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O REITOR

19 de maio as 14h - ASSEMBLÉIA DOS DOCENTES


segunda-feira, 9 de maio de 2011

RESULTADO DO QUARTO DIA DO PLEBISCITO ESTUDANTIL

ATA PARCIAL DO PLEBICISTO ESTUDANTIL

9 de Maio de 2011

Aos nove dias do mês de maio, na cidade de Ilhéus, foi aberto o processo plebiscitário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE UESC, as nove horas, pelos estudantes Thiago Fernandes (Filosofia) e Thiago Souza (Economia). A urna foi conferida antes da abertura da votação e manteve-se o mesmo resultado do encerramento do dia seis de maio de 2011 , tendo como resultado quarenta e cinco votos para a opção SIM e quarenta e cinco votos para a opção NÂO.O encerramento da votação e fechamento da urna ocorreu as dezenove horas com um total de cento e oito votos, sendo cinquenta e quatro para a opção SIM e cinquenta e quatro para a opção NÃO. Computando-se somente os votos do segundo dia de votação em Ilhéus, tem-se dezoito votos totais, sendo nove na opção NÃO e nove na opção SIM.

Sem mais, eu Thiago Fernandes subscrevo esta ata que vai assinada por mim e pelos demais fiscais e diretores do DCE presentes.

Thiago dos Santos Fernandes - Presidente DCE UESC e estudante de Filosofia;

Jonathas Thiago Souza - Diretor de Assistência Estudantil do DCE UESC e estudante de Economia

Eduardo César Santos Correia - Diretor Jurídico do DCE UESC e estudante de Agronomia

Tiago de Jesus Lopes - Estudante de Agronomia


Nota Pública do Fórum dos Reitores

O Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, considerando o contexto atual e a suspensão do pagamento dos salários dos docentes, ato que fere a autonomia universitária, vem prestar esclarecimentos à comunidade e ao público em geral.

Os professores das universidades estaduais encontram-se em greve, em virtude de impasse nas negociações com o Governo do Estado, sobretudo no que se refere à proposta de incorporação da gratificação sobre as Condições Especiais de Trabalho (CET), acordada entre as partes. A greve foi motivada pela inclusão na proposta, por parte do governo, de uma cláusula, transcrita a seguir em sua versão atual, que trata das condições para futuros reajustes salariais:

“a incorporação descrita no item 1 compõe o Acordo Salarial da Mesa Setorial do Magistério Superior para os exercícios de 2011 a 2014, e será efetivada sem prejuízo do reajuste geral anual dos servidores públicos estaduais concluindo as negociações sobre incorporações e ganhos reais de salários. Quaisquer outras reivindicações que impliquem em impacto financeiro sobre os salários serão objeto de discussão em Mesa Setorial e, caso acordadas, terão seus efeitos financeiros vigentes a partir de 2015”.

Em sua pauta de negociação, o movimento docente solicita, ainda, a revogação da Portaria (Decreto seria o termo correto) 12583, de 09/02/21011, que interfere na autonomia e no funcionamento das Universidades Estaduais, ao impor, na prática, contingenciamento das cotas mensais (QCM) dos seus respectivos orçamento.

No momento, além da greve dos docentes das quatro Universidades, estão paralisados os discentes da UESB, em luta por suas reivindicações específicas. O Fórum de Reitores tem acompanhado e, em vários momentos, buscado a mediação nas negociações entre o movimento docente e o Governo do Estado, bem como, quanto às reivindicações dos servidores técnico-administrativos das IES.

É fato que as Universidades Estaduais da Bahia apresentam um constante e natural crescimento em todos os seus indicadores de produção acadêmica e de atuação social, espelhando os processos de qualificação do corpo docente, de consolidação e ampliação da pesquisa e pós-graduação, de implementação da extensão e de ampliação da oferta de cursos e de vagas institucionais na graduação, em resposta a demandas sociais e acadêmicas devidamente qualificadas. Este crescimento reafirma o compromisso das IES baianas com a transformação dos indicadores socioeducacionais da Bahia e, de outro lado, impõe demandas de recursos humanos e materiais que têm determinado dificuldades operacionais e situações de crise diversas.

O Fórum de Reitores considera a gravidade do atual cenário, ao tempo em que reafirma seu compromisso com a defesa da autonomia como condição básica para o desenvolvimento da Universidade Pública Estadual. E, ao fazê-lo, ratifica sua disposição para intermediar a busca do entendimento em prol do avanço das negociações, com respeito à legitimidade do movimento dos três segmentos universitários (servidores docentes, servidores técnico-administrativos e discentes).

Entende, este Fórum, que a melhoria das condições de trabalho e de funcionamento são anseios legítimos para a construção desse referencial de Universidade, que toda a comunidade universitária e a sociedade baiana desejam.

José Carlos Barreto de Santana - Reitor da UEFS e Presidente do Fórum de Reitores

Antônio Joaquim Bastos da Silva - Reitor da UESC

Lourisvaldo Valentim da Silva - Reitor da UNEB

Paulo Roberto Pinto Santos - Reitor da UESB

04 de maio de 2011

domingo, 8 de maio de 2011

RESULTADO PARCIAL DO TERCEIRO DIA DO PLEBISCITO

ATA PARCIAL DO PLEBICISTO ESTUDANTIL

Maio 2011

Aos seis dias do mês de maio na cidade de Ilhéus, foi aberto o processo plebiscitário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE UESC ás quatorze horas da tarde, pelos estudantes Thiago Fernandes (filosofia) e Iajima Silena Soares (Comunicação Social). O motivo de a urna ter sido aberta somente a tarde se deu pelos fatores climáticos e estruturais enfrentados na cidade de Ilhéus, mas registramos que desde as dez horas da manha os dois estudantes registrados na ata estavam presentes no local divulgado em edital. A urna foi conferida e manteve-se o mesmo resultado do encerramento do dia anterior, trinta e nove votos na opção NÃO e quarenta e três votos na opção SIM. A urna foi encerrada as dezenove horas com um total de noventa votos, sendo quarenta e cinco na opção SIM e quarenta e cinco na opção NÃO.No primeiro dia de votação na cidade de Ilhéus foram somente oito votos, sendo seis na opção NÃO e dois na opção SIM.

Sem mais, eu Thiago Fernandes subscrevo esta ata que vai assinada por mim e pelos demais fiscais e diretores do DCE presentes.

Thiago dos Santos Fernandes - Presidente DCE UESC e estudante de Filosofia;

Iajima Silena Soares- Estudante de Comunicação Social.

Bruno Alves Almeida Braitt- Vice Presidente DCE UESC e estudante de Engenharia de Produção;

Magno L. da S. Oliveira- Estudante de Letras EAD

RESULTADO PARCIAL DO SEGUNDO DIA DO PLEBISCITO

ATA PARCIAL DO PLEBICISTO ESTUDANTIL

5 de Maio 2011

Aos cinco dias do mês de maio na cidade de Itabuna, foi aberto o processo plebiscitário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE UESC ás nove horas da manha, pelos estudantes Thiago Fernandes (Filosofia) e Thiago Dantas (Ed. Física). A urna foi encerrada as dezenove horas com um total de oitenta e dois votos na cidade de Itabuna. Ao todo foram trinta e nove votos na opção NÃO e quarenta e três votos na opção SIM.

Sem mais, eu Thiago Fernandes subscrevo esta ata que vai assinada por mim e pelos demais fiscais e diretores do DCE presentes.

Thiago dos Santos Fernandes - Presidente DCE UESC e estudante de Filosofia;

Robson Santana Santos - Diretor de Movimentos Sociais DCE UESC e estudante de Filosofia;

Jefferson da Silva Ramos - Diretor de Relações Institucionais DCE UESC e estudante de Economia;

Jonathas Thiago de Souza - Diretor de Assistência Estudantil DCE UESC e estudante de Economia;

Patrick Silva Cavalcante - Estudante de Comunicação Social.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

RESULTADO DO PRIMEIRO DIA DO PLEBISCITO ESTUDANTIL

Começou hoje as 9h, na cidade de Itabuna, o Plebiscito sobre a Greve Estudantil. O plebiscito visa verificar a opinião do estudante da UESC a respeito de uma greve estudantil. A pergunta do plebiscito é:

Você é a favor da Greve Estudantil pelas seguintes pautas? Assistência Estudantil (Criação de uma rubrica orçamentária específica pela Assistência Estudantil, Restaurante Universitário com valor subsidiado, Residência Universitária fixa, Aluguel de casas até o término da construção da Residência Universitária, Posto de Saúde e Creche), Revogação do Decreto 12.583/11 e Portaria 001/11 e Revogação da lei 7176/97.



Durante todo o dia, a votação funcionou plenamente, na praça da FTC, mesmo com o clima alternando entre sol e chuva. O resultado parcial confirma a participação de 42 estudantes votantes.
Amanhã, o plebiscito continua na cidade de Itabuna, na praça da FTC, das 9h as 19h.

Estudantes, façam valer a sua opinião.


Vote no plebiscito CONTRA ou A FAVOR da GREVE ESTUDANTIL.


UM VOTO VAI FAZER A DIFERENÇA!


ATA PLEBISCITO ESTUDANTIL

4 de maio de 2011

Hoje, 4 de maio de 2011, iniciou-se o plebiscito sobre a greve estudantil na cidade de Itabuna, na praça José Bastos, as 9h da manhã. O processo de votação foi iniciado pelo Presidente do DCE UESC e estudante de Filosofia, Thiago Fernandes, e pelo Diretor de Esportes do DCE UESC e estudante de Educação Física, Thiago Dantas. A votação aconteceu sem interrupções durante todo o dia até as 19h, quando o processo foi encerrado. Após o encerramento, verificou-se a quantidade de assinaturas dos votantes, sendo estas no número de 42 (quarenta e duas). No encerramento da votação, estavam presentes o Presidente do DCE UESC, Thiago Fernandes, e o Diretor de Esportes do DCE UESC, Thiago Dantas.

Itabuna, 4 de maio de 2011

Thiago Fernandes

Presidente DCE UESC

Thiago Dantas

Diretor de Esportes DCE UESC

domingo, 1 de maio de 2011

DCE PROMOVERÁ PLEBISCITO ESTUDANTIL SOBRE A GREVE

Atenção estudantes da UESC!



O Diretório Central dos Estudantes realizará nos próximos dias um PLEBISCITO ESTUDANTIL, para sabermos a opinião dos estudantes a respeito de uma greve estudantil com as pautas específicas da comunidade estudantil da UESC. A pergunta que constará na cédula é a seguinte:


Você é a favor da Greve Estudantil pelas seguintes pautas? Assistência Estudantil (Criação de uma rubrica orçamentária específica pela Assistência Estudantil, Restaurante Universitário com valor subsidiado, Residência Universitária fixa, Aluguel de casas até o término da construção da Residência Universitária, Posto de Saúde e Creche), Revogação do Decreto 12.583/11 e Portaria 001/11 e Revogação da lei 7176/97.


DECRETO ESTADUAL 12.583/11: http://www.uesb.br/evidencias/2011/03/Decreto12583.pdf


VOTE : SIM OU NÃO.


O DCE irá fazer valer a decisão do estudante. Caso seja decido por uma greve, iremos enfrentar a mesma independente dos professores estarem em greve ou não. Se for decisão da maioria não deflagrarmos uma greve, iremos realizar um calendário de mobilização a fim de conquistarmos as nossas pautas junto ao Governo do Estado.



Um voto vai fazer a diferença!


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VOTAR:


- Comprovante de matrícula, devidamente carimbado e assinado pelo colegiado do curso


- Documento oficial com foto, exemplos: RG e Carteira de Habilitação.


AS URNAS ESTARÃO NESTES SEGUINTES LOCAIS:



CIDADE


LOCAL


DIA


HORARIO



ITABUNA


PRAÇA JOSÉ BASTOS ( EM FRENTE A FTC)


04/05/2011- QUARTA FEIRA


09H AS 19H


ITABUNA


PRAÇA JOSÉ BASTOS ( EM FRENTE A FTC)


05/05/2011- QUINTA FEIRA


09H AS 19H


ILHÉUS


PRAÇA J.J SEABRA ( EM FRENTE A PREFEITURA)


06/05/2011- SEXTA FEIRA


09H AS 19H


ILHÉUS


PRAÇA J.J SEABRA ( EM FRENTE A PREFEITURA)


09/05/2011- SEGUNDA FEIRA


09H AS 19H


*SALOBRINHO


CAMPUS DA UESC ( EM FRENTE AO DCE NO CEU)


10/05/2011- TERÇA FEIRA


08H AS 14H