domingo, 31 de julho de 2011

UESC ADERE AO ENEM/SISU


Nesta sexta, 29 de julho, a Universidade Estadual de Santa Cruz aprovou em CONSEPE - Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, a adesão ao processo de seleção federal do ENEM/SISU. A UESC disponibilizará para o ano de 2012 50% das suas vagas através do SISU e 50% através do tradicional modelo de vestibular. Já no ano de 2013, a universidade aderirá a 100% das vagas através do ENEM/SISU. Em contrapartida a adesão ao programa unificado de seleção federal, a universidade receberá recursos financeiros para investimento apenas na Assistência Estudantil, garantindo dessa forma a permanência dos estudantes para a realização das atividades acadêmicas.
A proposta vitoriosa obteve o dobro de votos dos contrários a adesão já para o ano de 2012, ficando com 32 votos favoráveis e 16 votos contrários.
Este fato permitirá a democratização do acesso a UESC, rompendo com a política imposta pelos cursinhos preparatórios de vestibulares, de memorização dos conteúdos a serem estudados em detrimento a construção de um estudante com capacidade de reflexão, interpretação e promotor do próprio conhecimento.
De acordo com o presidente do DCE Carlos Marighella, Thiago Fernandes, "a universidade democratiza o acesso com a adesão ao ENEM/SISU, permitindo que estudantes que não possuem condições de fazer vestibulares em diversas cidades possam agora optar de maneira mais justa." Os dirigentes do DCE presentes na reunião do CONSEPE reafirmaram a preocupação em promover cada vez mais a inclusão social, condicionada a condições igualitárias para a realização das atividades pertinentes ao âmbito da universidade.