quinta-feira, 2 de junho de 2011

DCE UESC REALIZA AUDIÊNCIA PUBLICA PARA TRATAR DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

No dia 1º de junho o DCE da UESC participou de uma audiência publica para tratar da Assistência Estudantil na câmara de vereadores de Itabuna. Na discussão estiveram presentes, a Reitora em exercício Prof.ª Adélia Pinheiro, o Vereador Wenceslau Junior, o Presidente da UEB (União dos Estudantes da Bahia) Vladimir Meira, a Assessora de Assistência Estudantil Márcia Rosely e o presidente do DCE da UESC Thiago Fernandes. As Secretarias de Educação e da Fazenda foram convidadas mas não deram resposta ao convite. Durante a discussão foi apresentada a real situação das ações de permanência dos estudantes na UESC, sobretudo aqueles das classes mais baixas “Hoje a única política de assistência estudantil que temos é uma medida da Reitoria, que são as bolsas de permanência no valor de R$ 215,00 somando um total de 840 bolsas”, afirma Thiago Fernandes.

A Reitora em exercício, Prof.ª Adélia, fez uma apresentação das iniciativas da UESC para garantir a permanência dos estudantes, deixando claro que há uma ausência de investimentos específicos para a assistência estudantil por parte do governo do estado. Para o estudante da UFBA Vladimir Meira, esse é o verdadeiro gargalo das UEBA´s e o mesmo defende uma rubrica especifica orçamentária para a assistência estudantil, além de enfatizar a crise nas estaduais para as quais a UEB defende uma política de reestruturação.

Fechando o debate, o vereador Wenceslau Junior alertou que o Governo do Estado ainda não deixou claro a verdadeira política para as universidades estaduais baianas, inclusive demonstrando não ter capacidade de sustentar as quatro, tendo como conseqüência o cenário que está hoje de greves de estudantes e professores e ausência de projetos.