Tomou posse nesta segunda feira (21), no auditório Paulo Souto, a nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes – DCE Livre Carlos Marighella. A solenidade aconteceu logo após a aula magna proferida pelo Reitor Joaquim Bastos e contou com a presença de mais de 400 estudantes, a maioria "calouros". O evento foi conduzido pela presidente da Comissão Eleitoral, Héllade Guimarães, recém graduada em Economia e ex-Coordenadora Geral do DCE-UESC.
Diversas entidades dos movimentos sociais também marcaram presença na cerimônia. O presidente empossado do DCE UESC, Thiago Fernandes, estudante de Filosofia, ressaltou em seu discurso a importância da entidade para a Universidade e região. Segundo o mesmo, "o DCE-UESC" deve promover o debate político e educacional nas diversas esferas da sociedade, aproveitando ainda para convocar os estudantes e toda a população a participarem da Jornada de Lutas da UNE (União Nacional dos Estudantes), UEB (União dos Estudantes da Bahia) e do próprio DCE UESC.
“Reivindicamos 50% do fundo social do pré-sal e 10% do PIB brasileiro para a educação. Além disso, queremos 14% do orçamento das universidades para a assistência estudantil, sendo que este é o principal entrave para a realização das atividades acadêmicas na nossa Universidade.” Thiago Fernandes, presidente DCE UESC.
Convocacão feita, é hora de a galera preparar as energias, pois 2011 é um ano de muitas lutas e garantir os 50% dos recursos do fundo social do petróleo pré-sal não
é só um desejo, mas sim uma necessidade urgente (já foi até aprovado na Câmara Federal, mas infelizmente vetado pelo então presidente Lula).
E quem está chegando agora não pode ficar de fora! Pelo contrário, participar do movimento estudantil é a melhor maneira de conhecer e se integrar à universidade.
Sucesso à nova gestão e vamos à luta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atualizaram!!!
ResponderExcluirE a programação da calourada? E outras cositas mais..... Índio, compartilha com outros integrantes a tarefa de postar os informes do DCE... seria legal!