segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PALESTRA: 40 ANOS AO LADO DE LUIZ CARLOS PRESTES, COM MARIA PRESTES

O DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES (DCE LIVRE CARLOS MARIGHELLA), OS COLEGIADOS DOS CURSOS DE DIREITO E DE HISTÓRIA, E A ASSESSORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (ASSEST) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC) CONVIDAM TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A PALESTRA A SER PROFERIDA PELA ESCRITORA MARIA PRESTES, NESTA TERÇA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO, AS 14 HORAS, NO AUDITÓRIO JORGE AMADO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO.

A PERNAMBUCANA MARIA PRESTES, FILHA DO MILITANTE COMUNISTA JOÃO RODRIGUES SOBRAL, O 'CAMARADA LIMA', TEM UMA BIOGRAFIA MARCADA DESDE CEDO PELA LUTA IDEOLÓGICA, PELA CLANDESTINIDADE, PELO EXÍLIO E PELA SUPERAÇÃO.

DESIGNADA EM 1952 PARA INTEGRAR A EQUIPE RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA DE LUIZ CARLOS PRESTES EM UM “APARELHO” EM SÃO PAULO, TORNOU-SE SUA COMPANHEIRA E MÃE DE 9 DE SEUS 10 FILHOS. AO LADO DE PRESTES, ELA CONHECEU DE PERTO OS BASTIDORES DA HISTÓRIA POLÍTICA DA ESQUERDA NACIONAL E INTERNACIONAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO 20.

MARIA É UMA DAS GRANDES PROTAGONISTAS BRASILEIRAS, AO LADO DE OUTRAS MILITANTES NOTÁVEIS, MÉDICAS, PROFESSORAS, OPERÁRIAS, FUNCIONÁRIAS PÚBLICAS, ENFERMEIRAS, ADVOGADAS, DOMÉSTICAS, COMERCIÁRIAS, ENGENHEIRAS, DONAS DE CASA E ESTUDANTES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A RECONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL.

DIA 18 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

LOCAL: AUDITÓRIO JORGE AMADO

HORÁRIO: 14h


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VITÓRIA DOS ESTUDANTES DA UESC: R.U. A R$ 1 A PARTIR DE SEGUNDA


A partir desta segunda-feira, 10 de outubro, o Restaurante Universitário da UESC servirá refeições ao custo de 1 real para os estudantes de graduação. A Portaria 1498/2011 da universidade regulamenta o subsídio da alimentação. A luta pela oferta de refeição a preço acessível é uma antiga reivindicação dos estudantes da UESC.
A conquista de recursos que garantissem esse subsídio ocorreu durante o período de greve da UESC. O DCE Livre Carlos Marighella esteve presente por diversas vezes em manifestações e mesa de negociações com a Secretaria de Educação da Bahia reivindicando soluções para as principais pautas dos estudantes da UESC, em especial, a Assistência Estudantil.
O acordo firmado pela SEC e DCE UESC garantiu o repasse de verbas para a Universidade ainda no ano de 2011, com o objetivo único de oferecer melhores condições para os estudantes da universidade.
Essa é uma vitória do DCE UESC e de todos os estudantes. Mas a luta não para por ai e está longe de chegar ao fim. Mais um passo foi dado a fim de garantir a permanência estudantil, pois já conquistamos a Bolsa de Permanência, Bolsa Auxílio Moradia e a construção da Residência Universitária, que será iniciada no ano que vem.

Saudações estudantis!
DCE LIVRE CARLOS MARIGHELLA