sexta-feira, 29 de abril de 2011

CARTA DE APOIO A GREVE DOS PROFESSORES

Alegando “o princípio da eficácia na gestão dos recursos públicos”, o Governo do Estado da Bahia implantou, em fevereiro de 2011, o decreto 12.583 e a portaria conjunta n° 001 das secretarias de Administração, Fazenda e Planejamento do Estado, que em suma representaram mais uma tentativa de controle ainda maior da universidade por parte do Poder Executivo estadual.

Como se não bastasse a falta de iniciativa em criar e aprovar uma lei substitutiva à lei 7.176/97 (fruto do carlismo e que engessa substancialmente a autonomia universitária), o governo insiste nessas recorrentes investidas contra o tão importante direito da universidade de decidir internamente os seus próprios rumos, respeitadas as instâncias de representação democrática dos segmentos da comunidade acadêmica. Além disso, fica evidenciada a opção por uma concepção perigosamente pragmática, que encara a Educação como despesa a ser evitada (e não com investimento de retorno certo!), impondo severos cortes nos momentos de desajustes financeiros do Estado.

Compreendendo a importância da unificação da luta educacional como um todo, o DCE-UESC condena toda e qualquer ameaça para a Educação na condição de patrimônio público de inestimável valor. Nesse sentido, endossamos a reivindicação dos professores e servidores, no intuito de fortalecer o movimento educacional e frear investidas contra a autonomia universitária e, principalmente, contra a Educação.

Sabemos que o momento é propício à ampliação da luta pela assistência estudantil, mas é impossível desassociá-la da luta por uma universidade que efetivamente cumpra seu papel público.

Portanto, apoiamos a greve enquanto direito conquistado e reconhecido dos trabalhadores para obter melhorias em suas condições. Um instrumento que se torna infelizmente necessário quando o diálogo não surte efeito na busca de soluções. É preciso responsabilizar o Governo do Estado – e não os trabalhadores – pela não resolução do impasse, pois é inadmissível que se sacrifique a vida da nossa universidade por conta de estratégias governamentais que simplesmente não levem em conta sua importância.

DIRETORIA PLENA DO DCE UESC

DCE UESC PARTICIPA DE MANIFESTAÇÃO EM ITABUNA CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM

Nesta sexta-feira, 29 de abril, o Diretório Central dos Estudantes da UESC foi convidado pela União da Juventude Socialista de Itabuna a participar de uma Assembléia de Estudantes Secundaristas na porta do Colégio Estadual de Itabuna. O ponto em discussão era o decreto assinado pelo Prefeito Azevedo instituindo o aumento da passagem para R$ 2,20 a partir de 30 de abril de 2011. A assembléia começou por volta das 8h30min da manha e os estudantes decidiram pela realização de uma passeata pelas ruas de Itabuna até a porta da Prefeitura. Segundo o presidente do DCE, Thiago Fernandes “A entidade jamais iria se colocar contra em participar de um movimento como este, onde era discutida a revogação de um decreto que aumenta a passagem e também a discussão da lei do passe livre”, afirmou Thiago.

O aumento da passagem foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte, no qual o DCE faz parte. Porém, nem o DCE nem a ABES, entidade dos estudantes secundaristas, foram convocados para a reunião que houve a discussão e aprovação do aumento da passagem. Fato é que se tivesse estivesse presente na reunião do Conselho, o DCE UESC teria votado contra este aumento que onera os estudantes, trabalhadores e toda a comunidade itabunense.

No final da manha o secretario Carlos Burgos recebeu os estudantes no gabinete do prefeito, onde ficou acertado que segunda feira o prefeito Azevedo iria receber os líderes do movimento para uma negociação.

O estudante de Engenharia de Produção e Sistemas, Bruno Braitt, também vice-presidente do DCE, aproveita o momento para convidar todos os estudantes da UESC a participarem de outra manifestação na segunda feira as 16h00min na porta da prefeitura de Itabuna, momentos antes da negociação com o prefeito, onde os estudantes irão reivindicar mais uma vez a pauta do movimento: REVOGAÇÃO DO DECRETO, CRIAÇÃO DA LEI DO PASSE LIVRE E A MELHORIA DA QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO PELAS EMPRESAS.

CONVOCATÓRIA ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES EXTRAORDINÁRIA




CONVOCATÓRIA


O Diretório Central dos Estudantes convoca todos (as) os estudantes para uma Assembléia Geral de Estudantes Extraordinária, a ser realizada dia 10/05/2011 terça feira, a partir das 18h00min (primeira chamada), no CEU. A segunda e última chamada será feita às 18h30min.

O ponto de pauta será:


1. Greve Estudantil.


Atenciosamente,




Thiago Fernandes
PRESIDENTE DCE-UESC






Ilhéus, 27 de Abril de 2011.

DCE UESC participa de Ato Público em Salvador

Ontem, 28/04, o Diretório Central dos Estudantes da UESC esteve presente junto com professores, estudantes e funcionários das quatro Universidades Estaduais em Ato Público para manifestar a população a realidade encontrada no ensino superior baiano.

Debaixo de muita chuva, cerca de 400 pessoas protestaram contra o Decreto 12.583, Portaria 001/11 e Lei 7176/97. O DCE UESC ressaltou no ato que foi a 1ª entidade estadual a se posicionar contra o contigenciamento de verbas das universidades, no dia 29 de março em Assembléia Geral dos Estudantes.
Além disso, o DCE UESC manifestava apoio aos docentes das UEBA's pela retirada da cláusula que impede a valorização salarial dos mesmos durante os próximos 4 anos.