terça-feira, 31 de maio de 2011
DCE UESC REALIZA BLITZ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA
quinta-feira, 26 de maio de 2011
AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Atenciosamente,
SEDE DO DCE SOFRE ATO DE VANDALISMO
FOTOS: ANDREI SANSIL
domingo, 22 de maio de 2011
DCE UESC PARTICIPA DA MANIFESTAÇÃO ARRAIÁ DAS UEBA EM SALVADOR
Os estudantes da UESC, que se encontram em greve, exigiam também a abertura da mesa de negociação por parte do governo estadual para tratar da Assistência Estudantil, motivo pela qual foi deflagrada a greve estudantil. O Presidente do DCE Thiago Fernandes afirma “que é necessário que o governo compreenda também a situação dos estudantes que esperam desde o primeiro mandato do governador Jaques Wagner uma política efetiva de permanência da classe, principalmente para estudantes cotistas e de baixa renda. Além disso, é necessário se pensar num programa de reestruturação das Universidades Estaduais Baianas, proposta essa que este governo ainda não sinalizou com nenhum avanço, embora a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) tenham apresentado em junho de 2010 ao Governador o PROES – Programa de Reestruturação das Universidades Estaduais. Este programa reúne uma série de medidas governamentais a serem implementadas em conjunto com o corpo discente, docente e de funcionários da rede, objetivando garantir, em no máximo dez anos, que a Bahia tivesse as maiores referências nacionais em Universidades Estaduais.”
A manifestação começou às 15 horas em frente ao Iguatemi e de lá seguiu com cerca de 500 manifestantes, vindos de várias partes do estado, pela Avenida Tancredo Neves até o prédio do Jornal A TARDE, onde denunciaram ao jornal e, consequentemente, a sociedade baiana o descaso com que o governo vem tratando a comunidade acadêmica.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Manifestação musical e corte de barbas marcam Ato Público em Ilhéus
Denunciando o descaso que o governo de Jaques Wagner vem dedicando às Universidades Estaduais da Bahia, a Comunidade Universitária, representada pelo Movimento dos Docentes, Servidores Técnicos e Estudantes, realizou nesta sexta-feira (13/05) um Ato público em frente a prefeitura de Ilhéus. O evento contou com uma manifestação musical com a participação do coral de professores, apresentando músicas que serviram de respostas e protestos para o tratamento dado pelo governador da Bahia à comunidade acadêmica. Alguns trechos de músicas como: “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”, e paródias: “Ô Seu Jaques, Seu Jaques eu quero estudar, tira o decreto, tira o decreto pra UESC funcionar”, demonstraram a indignação dos manifestantes. Paralelo a isso, acontecia um corte de barbas coletivo, ironizando a venda da barba de Jaques Wagner para uma empresa do ramo de lâminas.
Muitos são os motivos que os Técnicos, Docentes e Estudantes têm para protestar, por exemplo, o arrocho salarial pago aos docentes e técnicos, que os colocam entre os piores salários do Nordeste, o estrangulamento orçamentário, a falta de ampliação do quadro de servidores, a implantação de uma política de permanência estudantil e o respeito à autonomia universitária.
Após a manifestação em frente a prefeitura, a comunidade universitária, com faixas, apitos e distribuindo panfletos, fizeram uma passeata no calçadão de Ilhéus até a Praça Cairú. O Ato serviu para demonstrar a disposição do movimento grevista de lutar em defesa de uma universidade de qualidade.
PLEBISCITO APROVA GREVE ESTUDANTIL E ASSEMBLÉIA REFERENDA RESULTADO
18 de maio as 14h - AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O REITOR
19 de maio as 14h - ASSEMBLÉIA DOS DOCENTES
segunda-feira, 9 de maio de 2011
RESULTADO DO QUARTO DIA DO PLEBISCITO ESTUDANTIL
ATA PARCIAL DO PLEBICISTO ESTUDANTIL
9 de Maio de 2011
Aos nove dias do mês de maio, na cidade de Ilhéus, foi aberto o processo plebiscitário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE UESC, as nove horas, pelos estudantes Thiago Fernandes (Filosofia) e Thiago Souza (Economia). A urna foi conferida antes da abertura da votação e manteve-se o mesmo resultado do encerramento do dia seis de maio de 2011 , tendo como resultado quarenta e cinco votos para a opção SIM e quarenta e cinco votos para a opção NÂO.O encerramento da votação e fechamento da urna ocorreu as dezenove horas com um total de cento e oito votos, sendo cinquenta e quatro para a opção SIM e cinquenta e quatro para a opção NÃO. Computando-se somente os votos do segundo dia de votação em Ilhéus, tem-se dezoito votos totais, sendo nove na opção NÃO e nove na opção SIM.
Sem mais, eu Thiago Fernandes subscrevo esta ata que vai assinada por mim e pelos demais fiscais e diretores do DCE presentes.
Thiago dos Santos Fernandes - Presidente DCE UESC e estudante de Filosofia;
Jonathas Thiago Souza - Diretor de Assistência Estudantil do DCE UESC e estudante de Economia
Eduardo César Santos Correia - Diretor Jurídico do DCE UESC e estudante de Agronomia
Tiago de Jesus Lopes - Estudante de Agronomia
Nota Pública do Fórum dos Reitores
O Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, considerando o contexto atual e a suspensão do pagamento dos salários dos docentes, ato que fere a autonomia universitária, vem prestar esclarecimentos à comunidade e ao público em geral.
Os professores das universidades estaduais encontram-se em greve, em virtude de impasse nas negociações com o Governo do Estado, sobretudo no que se refere à proposta de incorporação da gratificação sobre as Condições Especiais de Trabalho (CET), acordada entre as partes. A greve foi motivada pela inclusão na proposta, por parte do governo, de uma cláusula, transcrita a seguir em sua versão atual, que trata das condições para futuros reajustes salariais:
“a incorporação descrita no item 1 compõe o Acordo Salarial da Mesa Setorial do Magistério Superior para os exercícios de 2011 a 2014, e será efetivada sem prejuízo do reajuste geral anual dos servidores públicos estaduais concluindo as negociações sobre incorporações e ganhos reais de salários. Quaisquer outras reivindicações que impliquem em impacto financeiro sobre os salários serão objeto de discussão em Mesa Setorial e, caso acordadas, terão seus efeitos financeiros vigentes a partir de 2015”.
Em sua pauta de negociação, o movimento docente solicita, ainda, a revogação da Portaria (Decreto seria o termo correto) 12583, de 09/02/21011, que interfere na autonomia e no funcionamento das Universidades Estaduais, ao impor, na prática, contingenciamento das cotas mensais (QCM) dos seus respectivos orçamento.
No momento, além da greve dos docentes das quatro Universidades, estão paralisados os discentes da UESB, em luta por suas reivindicações específicas. O Fórum de Reitores tem acompanhado e, em vários momentos, buscado a mediação nas negociações entre o movimento docente e o Governo do Estado, bem como, quanto às reivindicações dos servidores técnico-administrativos das IES.
É fato que as Universidades Estaduais da Bahia apresentam um constante e natural crescimento em todos os seus indicadores de produção acadêmica e de atuação social, espelhando os processos de qualificação do corpo docente, de consolidação e ampliação da pesquisa e pós-graduação, de implementação da extensão e de ampliação da oferta de cursos e de vagas institucionais na graduação, em resposta a demandas sociais e acadêmicas devidamente qualificadas. Este crescimento reafirma o compromisso das IES baianas com a transformação dos indicadores socioeducacionais da Bahia e, de outro lado, impõe demandas de recursos humanos e materiais que têm determinado dificuldades operacionais e situações de crise diversas.
O Fórum de Reitores considera a gravidade do atual cenário, ao tempo em que reafirma seu compromisso com a defesa da autonomia como condição básica para o desenvolvimento da Universidade Pública Estadual. E, ao fazê-lo, ratifica sua disposição para intermediar a busca do entendimento em prol do avanço das negociações, com respeito à legitimidade do movimento dos três segmentos universitários (servidores docentes, servidores técnico-administrativos e discentes).
Entende, este Fórum, que a melhoria das condições de trabalho e de funcionamento são anseios legítimos para a construção desse referencial de Universidade, que toda a comunidade universitária e a sociedade baiana desejam.
José Carlos Barreto de Santana - Reitor da UEFS e Presidente do Fórum de Reitores
Antônio Joaquim Bastos da Silva - Reitor da UESC
Lourisvaldo Valentim da Silva - Reitor da UNEB
Paulo Roberto Pinto Santos - Reitor da UESB
04 de maio de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
RESULTADO PARCIAL DO TERCEIRO DIA DO PLEBISCITO
ATA PARCIAL DO PLEBICISTO ESTUDANTIL
Maio 2011
Aos seis dias do mês de maio na cidade de Ilhéus, foi aberto o processo plebiscitário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE UESC ás quatorze horas da tarde, pelos estudantes Thiago Fernandes (filosofia) e Iajima Silena Soares (Comunicação Social). O motivo de a urna ter sido aberta somente a tarde se deu pelos fatores climáticos e estruturais enfrentados na cidade de Ilhéus, mas registramos que desde as dez horas da manha os dois estudantes registrados na ata estavam presentes no local divulgado em edital. A urna foi conferida e manteve-se o mesmo resultado do encerramento do dia anterior, trinta e nove votos na opção NÃO e quarenta e três votos na opção SIM. A urna foi encerrada as dezenove horas com um total de noventa votos, sendo quarenta e cinco na opção SIM e quarenta e cinco na opção NÃO.No primeiro dia de votação na cidade de Ilhéus foram somente oito votos, sendo seis na opção NÃO e dois na opção SIM.
Sem mais, eu Thiago Fernandes subscrevo esta ata que vai assinada por mim e pelos demais fiscais e diretores do DCE presentes.
Thiago dos Santos Fernandes - Presidente DCE UESC e estudante de Filosofia;
Iajima Silena Soares- Estudante de Comunicação Social.
Bruno Alves Almeida Braitt- Vice Presidente DCE UESC e estudante de Engenharia de Produção;
Magno L. da S. Oliveira- Estudante de Letras EAD
RESULTADO PARCIAL DO SEGUNDO DIA DO PLEBISCITO
ATA PARCIAL DO PLEBICISTO ESTUDANTIL
5 de Maio 2011
Aos cinco dias do mês de maio na cidade de Itabuna, foi aberto o processo plebiscitário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE UESC ás nove horas da manha, pelos estudantes Thiago Fernandes (Filosofia) e Thiago Dantas (Ed. Física). A urna foi encerrada as dezenove horas com um total de oitenta e dois votos na cidade de Itabuna. Ao todo foram trinta e nove votos na opção NÃO e quarenta e três votos na opção SIM.
Sem mais, eu Thiago Fernandes subscrevo esta ata que vai assinada por mim e pelos demais fiscais e diretores do DCE presentes.
Thiago dos Santos Fernandes - Presidente DCE UESC e estudante de Filosofia;
Robson Santana Santos - Diretor de Movimentos Sociais DCE UESC e estudante de Filosofia;
Jefferson da Silva Ramos - Diretor de Relações Institucionais DCE UESC e estudante de Economia;
Jonathas Thiago de Souza - Diretor de Assistência Estudantil DCE UESC e estudante de Economia;
Patrick Silva Cavalcante - Estudante de Comunicação Social.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
RESULTADO DO PRIMEIRO DIA DO PLEBISCITO ESTUDANTIL
ATA PLEBISCITO ESTUDANTIL
4 de maio de 2011
Hoje, 4 de maio de 2011, iniciou-se o plebiscito sobre a greve estudantil na cidade de Itabuna, na praça José Bastos, as 9h da manhã. O processo de votação foi iniciado pelo Presidente do DCE UESC e estudante de Filosofia, Thiago Fernandes, e pelo Diretor de Esportes do DCE UESC e estudante de Educação Física, Thiago Dantas. A votação aconteceu sem interrupções durante todo o dia até as 19h, quando o processo foi encerrado. Após o encerramento, verificou-se a quantidade de assinaturas dos votantes, sendo estas no número de 42 (quarenta e duas). No encerramento da votação, estavam presentes o Presidente do DCE UESC, Thiago Fernandes, e o Diretor de Esportes do DCE UESC, Thiago Dantas.
Itabuna, 4 de maio de 2011
Thiago Fernandes
Presidente DCE UESC
Thiago Dantas
Diretor de Esportes DCE UESC
domingo, 1 de maio de 2011
DCE PROMOVERÁ PLEBISCITO ESTUDANTIL SOBRE A GREVE
Atenção estudantes da UESC!
O Diretório Central dos Estudantes realizará nos próximos dias um PLEBISCITO ESTUDANTIL, para sabermos a opinião dos estudantes a respeito de uma greve estudantil com as pautas específicas da comunidade estudantil da UESC. A pergunta que constará na cédula é a seguinte:
Você é a favor da Greve Estudantil pelas seguintes pautas? Assistência Estudantil (Criação de uma rubrica orçamentária específica pela Assistência Estudantil, Restaurante Universitário com valor subsidiado, Residência Universitária fixa, Aluguel de casas até o término da construção da Residência Universitária, Posto de Saúde e Creche), Revogação do Decreto 12.583/11 e Portaria 001/11 e Revogação da lei 7176/97.
VOTE : SIM OU NÃO.
O DCE irá fazer valer a decisão do estudante. Caso seja decido por uma greve, iremos enfrentar a mesma independente dos professores estarem em greve ou não. Se for decisão da maioria não deflagrarmos uma greve, iremos realizar um calendário de mobilização a fim de conquistarmos as nossas pautas junto ao Governo do Estado.
Um voto vai fazer a diferença!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VOTAR:
- Comprovante de matrícula, devidamente carimbado e assinado pelo colegiado do curso
- Documento oficial com foto, exemplos: RG e Carteira de Habilitação.
AS URNAS ESTARÃO NESTES SEGUINTES LOCAIS:
CIDADE | LOCAL | DIA | HORARIO |
ITABUNA | PRAÇA JOSÉ BASTOS ( EM FRENTE A FTC) | 04/05/2011- QUARTA FEIRA | 09H AS 19H |
ITABUNA | PRAÇA JOSÉ BASTOS ( EM FRENTE A FTC) | 05/05/2011- QUINTA FEIRA | 09H AS 19H |
ILHÉUS | PRAÇA J.J SEABRA ( EM FRENTE A PREFEITURA) | 06/05/2011- SEXTA FEIRA | 09H AS 19H |
ILHÉUS | PRAÇA J.J SEABRA ( EM FRENTE A PREFEITURA) | 09/05/2011- SEGUNDA FEIRA | 09H AS 19H |
*SALOBRINHO | CAMPUS DA UESC ( EM FRENTE AO DCE NO CEU) | 10/05/2011- TERÇA FEIRA | 08H AS 14H |